O X, antigo Twitter, voltou a funcionar no Brasil no começo da tarde desta quarta-feira, 9. Os usuários dos principais provedores de internet já conseguem acessar a plataforma. A medida ocorre um dia depois do desbloqueio da rede social, determinado pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) começou a notificar as operadoras para desbloquear o acesso ao X na manhã desta quarta-feira. A rede social ficou suspensa por 39 dias, por ordem de Moraes. A rede social pode demorar para voltar a funcionar em todas as operadoras. O sinal deve ser completamente restabelecido no país apenas no fim de semana.
A demora ocorre, principalmente porque o Brasil tem mais de 20 mil provedores de internet. Os fornecedores menores têm mais dificuldade para restabelecer o acesso à rede social. Enquanto isso, as principais operadoras devem liberar o acesso rapidamente.
De acordo com o diretor de tecnologia da empresa de telecomunicações Sage Networks, Thiago Ayub, cada operadora realiza seus próprios procedimentos técnicos para atender à medida. A ação pode levar algum tempo, a depender do provedor.