As eleições 2024 chegaram. Neste domingo (06/10), italvenses voltarão às urnas para escolher prefeito, vice-prefeito e seus nove vereadores para o mandato de 2025 a 2028.
Três postulantes ao cargo de prefeito buscaram apoio ao longo dos últimos 50 dias e disputam o voto neste domingo. O mais votado fica com o cargo a partir de 1º de janeiro, já que em Italva não há 2º turno. Para muitos, a campanha deste ano em Italva foi uma das mais tranquilas e de menos movimento nas ruas, ficando mais acirrado no mundo virtual.
À esquerda o ex-vereador e ex-prefeito interino Alcirley Lima (União Brasil) disputa sua primeira eleição ao cargo executivo, assim como Claudinei Melo (Avante) ao centro. À direito o atual prefeito Léo Pelanca, que busca a reeleição.
ABAIXO DETALHES SOBRE OS CANDIDATOS
Aos 61 anos, Alcirley Lima (44) se lança candidato a prefeito pela primeira vez, cargo que exerceu interinamento por cerca de 10 meses em 2020, após Margareth Soares sair da prefeitura por decisão da Justiça Eleitoral. Lima foi vereador por dois mandatos. Ele vem pelo UNIÃO BRASIL com apoio do PDT, PRD e PSD. Seu vice é Gerlindo Motoka (PDT), ex-vereador por dois mandatos que concorreu ao cargo de prefeito em 2020, quando ficou em 2º lugar.
Pelo AVANTE concorre Claudinei Melo (70). O político foi vereador por um mandato e prefeito interino por alguns dias no decorrer do mandato de Margareth Soares. Foi Secretário de Gabinete do atual governo. Claudinei tem 36 anos e concorre também pela primeira vez. Seu vice é Alexandre Bastos, popular Buru, comerciante local. Não há partidos coligados.
O atual prefeito Léo Pelanca (22) é candidato à reeleição pelo PL. Ele venceu a eleição em 2020 com 57% dos votos válidos e busca um segundo mandato. Seu novo vice é Plínio Fernandes, atual presidente do Republicanos. Fernandes esteve na coordenação das campanhas de Pelanca em 2016 e 2020. A coligação conta ainda com o apoio dos partidos MDB e Solidariedade.
LEGISLATIVO
Ao todo são 58 candidatos ao cargo de vereador, a maioria, 40, ao lado de Léo Pelanca. Os outros 18 vêm com Alcirley. O Avante não apresenrou candidatos a veredor.