QUATRO CANDIDATOS AO CARGO DE VEREADOR DO UNIÃO BRASIL EM ITALVA RENUNCIAM

O partido União Brasil em Italva, que tem Alcirley Lima como candidato a prefeito, vem passando por problemas de desistências entre seus candidatos ao cargo de vereador. Até o início da tarde desta quarta-feira (04/09), constava a renúncia de quatro candidatos no sistema da Justiça Eleitoral, são eles; Eliane Claúdia, Reginaldo Gonçalves, Otoni do Cimento e Tunico Melo, este último irmão de Claudinei Melo, candidato a prefeito pelo Avante. 

Cada partido teve o direito de registrar 10 candidatos ao legislativo, obedecendo a regra 70/30, ou seja, o máximo de 70% e o mínimo de 30% para cada gênero. Para eleger representantes, é preciso ter um mínimo de votos no somatório total do partido, conforme o coeficiente eleitoral, calculado a partir dos votos válidos, ou seja, quanto mais candidatos, maior a probabilidade de se conquistar cadeiras na Câmara.

Em caso de renúncia ao registro de candidatura reconhecida por decisão judicial, a pessoa desistente fica impedida de voltar a concorrer ao mesmo cargo na mesma eleição. A escolha da substituta ou do substituto, bem como o pedido de registro, devem ser feitos até 10 dias contados do fato que deu origem à substituição. 

Até o início da tarde desta quarta (04), constava no sistema eleitoral apenas uma substituição no União Brasil, após as quatro desistências, estando a sigla com sete candidatos. Se o partido quiser seguir somente com os sete, não haverá impedimento, visto que a cota de gênero está mantida.

Tati Guerreira foi a substituta de Eliana Cláudia, a primeira que renunciou.

Postagem Anterior Próxima Postagem