O governador Cláudio Castro demitiu nesta segunda-feira (02/09) o chefe de Polícia Civil, Marcus Amim, e o secretário de Defesa Civil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Leandro Monteiro.
Os dois foram chamados ao
Palácio Guanabara pelo governador para serem comunicados de sua decisão.
Felipe Curi, atual diretor do Departamento de Homicídios, assume a chefia da Polícia Civil e o coronel Tarciso Antônio de Salles Junior, atual corregedor-geral da Secretaria de Saúde, assume a Defesa Civil e o comando-geral do Corpo de Bombeiros.
Em uma postagem, Castro anunciou as mudanças, mas não deu detalhes do motivo. "Com o objetivo de fortalecer ainda mais as forças de Segurança do Estado, determinei uma reestruturação importante no secretariado (...) Agradeço aos ex-secretários Marcus Amim e Leandro Monteiro pelo importante trabalho e dedicação ao longo do tempo em que lideraram suas pastas. Com essas mudanças, seguimos firmes no compromisso de servir cada vez melhor a população do Rio de Janeiro", escreveu.
O delegado Marcus
Vinícius Amim estava no cargo desde 19 de outubro de 2023. Para que
pudesse ser nomeado, foi preciso a aprovação de um projeto de lei na Assembleia
Legislativa para permitir delegados com menos de 15 anos na função assumirem
cargos no comando da Secretaria de Polícia Civil.
Em quatro anos, Cláudio Castro faz a quarta troca no comando da Polícia Civil. Antes de Amim, passaram pelo cargo José Renato Torres (por apenas 21 dias), Fernando Albuquerque e Allan Turnowski.
Também nesta segunda, o coronel Leandro Monteiro, secretário de Defesa Civil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros, deixou o cargo que ocupava desde 2020. Quem foi convidado foi o coronel Tarciso Antônio de Salles Junior, atual corregedor-geral da Secretaria de Saúde. Em 2021, ele foi secretário de Proteção de Defesa Civil de Magé e, no ano anterior, foi Corregedor do Corpo de Bombeiros. Fonte: G1