O governo estadual autorizou na sexta-feira (16), concurso com 50 vagas para cadete do Corpo de Bombeiros (CBMERJ). A publicação, assinada pelo governador Cláudio Castro (PL), saiu no Diário Oficial do Estado (DOE).
Os aprovados irão ingressar no 1° ano do Curso de Formação de Oficiais da Academia de Bombeiro Militar Dom Pedro II, no ano de 2025. Segundo a corporação, o objetivo é o preenchimento do quadro de oficiais combatentes que, futuramente, ocuparão funções de alto escalão.
Além disso, leva em conta o natural envelhecimento da tropa e o atual déficit de oficiais combatentes, considerando o número de militares que já deixaram o serviço ativo. O objetivo é que os novos cadetes estejam aptos a serem nomeados já no início do ano que vem.
Nos próximos dias, a corporação deverá publicar o edital contendo as instruções para inscrição. Tradicionalmente, o concurso é administrado por bancas como a Uerj e a Fundação Getúlio Vargas (FGV). O concurso compreende provas objetivas e discursivas, exame de aptidão física, exame de saúde e exame documental. Fonte: Tempo Real