02/08/2024
Um orçamento pessoal é um fundamento básico da Educação Financeira, ele é uma ferramenta essencial para gerenciar suas finanças de maneira eficaz porque envolve a criação de um plano para acompanhar a renda e os gastos, ajudando a garantir que você viva dentro de suas possibilidades, economize para o futuro e alcance suas metas financeiras.
Ressalto aqui a importância de se organizar e tirar um tempinho - seja no início ou no final do mês - para fazer um balance orçamentário e entender para onde seu dinheiro vai e como exatamente ele é utilizado.
PASSO 1: Avalie Sua Situação Financeira Atual
Anote todos os gastos e rendas do seu mês e faça um diagnóstico real do momento.
- Observe sua renda: liste as fontes de renda e o valor líquido que você recebe;
- Observe suas despesas fixas: despesas que precisam ser pagas todo mês;
- Observe suas despesas variáveis: despesas sazonais, variam de mês para mês.
Após entender como seu dinheiro anda atualmente, entenda se precisam ser feitos alguns ajustes ou se você está no caminho certo.
PASSO 2: Categorize suas Despesas
Organize suas despesas em categorias (essencial, desejo, investimento) e em subcategorias inseridas nas principais (alimentação, moradia, saúde, transporte, lazer, etc.) para entender como o seu orçamento está sendo gasto.
Exemplo:
PASSO 3: Defina Metas
Tentar se organizar sem um motivo pode ser muito difícil. Por isso encorajo você a pensar em uma meta pessoal - ou mais de uma - que o motive a poupar e se organizar quando tiver motivado ou não.
Estipular metas pode ser essencial para o seu progresso pois um motivo forte faz tudo ganhar sentido.
PASSO 4: Estipule um orçamento
- Distribua sua renda entre as diferentes categorias de despesas citadas acima. Uma regra recomendada por especialistas é a regra 50/30/20, onde 50% da renda vai para necessidades, 30% para desejos e 20% para investimentos. Lembre-se que não é um modelo engessado, ele varia de acordo com as necessidades individuais. O importante aqui é reservar uma pequena parte para investir/poupar nem que seja 15%, 10%, 5% de sua renda.
- Equilíbrio é
essencial quando falamos de Orçamento Pessoal. Esse equilíbrio se baseia em
garantir que suas despesas totais não excedam sua renda. Entenda que deslizes e
imprevistos acontecem. Talvez em um mês você feche no vermelho e está tudo bem,
sua meta deve ser fechar no verde no proximo mês. Ajuste suas despesas variáveis
se necessário para equilibrar o orçamento da forma mais adequada para você.
PASSO 5: Monitore e Ajuste
Não existe motivação mais poderosa do que olhar para trás e ver o quanto você já progrediu. Essa é uma das funções do monitoramento, mas apesar disso o monitoramento funciona como bússola para apontar se seus esforços estão na direção de seus objetivos.