O projeto que oferece escola de futebol gratuita para crianças e adolescentes está de volta à Italva e Cardoso Moreira. Agora retorna com outro nome; Brasil de Talentos. Ele substitui o Passaporte Para Vitória e estará sendo executado nos mesmos moldes.
A iniciativa "Brasil de Talentos" é uma escolinha de futebol 100% gratuita para a população, com foco em meninos e meninas de 6 a 17 anos. Os núcleos, já em funcionamento, estão instalados nas cidades de Bom Jesus do Itabapoana, Campos dos Goytacazes, Cardoso Moreira, Italva, Santo Antônio de Pádua, São Fidélis, São José de Ubá e Juiz de Fora.
Em geral, os núcleos das escolinhas são instalados em comunidades de baixa renda, onde a realidade social dessas crianças e adolescentes é bastante desafiadora. Muitos não têm acesso a lazer, entretenimento ou práticas esportivas em suas localidades. Outros convivem com uma realidade dura, de ociosidade e proximidade com o mundo das drogas e violência.
Por isso, o projeto surge como uma grande alternativa
para as famílias que sempre se preocuparam com o futuro dos filhos, mas, sem
estrutura, não tinham suporte para oferecer uma realidade melhor. O projeto é
integralmente financiado com recursos públicos, oriundos de emenda parlamentar
conquistada pelo Deputado Federal Luiz Lima.
"Tenho muito orgulho de acreditar no esporte como uma ferramenta de inclusão e transformação social. Muitos desses jovens podem se desenvolver ao ponto de se tornarem profissionais do futebol. No entanto, os fatores que envolvem o esporte, como disciplina, foco, cooperação e respeito, são conquistas extremamente relevantes para a vida deles. Os ganhos para os alunos e para as famílias, realmente são incríveis. Da minha parte, sempre vou fazer todo o esforço possível pela excelente manutenção do projeto", afirmou o parlamentar.
Cada etapa do projeto é cuidadosamente planejada: os
profissionais que atuam dentro das quatro linhas são altamente capacitados.
Além deles, há uma equipe de suporte nos bastidores que trabalha para melhorar
a estrutura do projeto no dia a dia. Tudo isso é acompanhado de perto por
Welbert Pedro, chefe de Gabinete do Deputado Federal Luiz Lima, que monitora o
"Brasil de Talentos" para garantir que os recursos públicos sejam
aplicados com responsabilidade.
"Nosso trabalho no gabinete do deputado Luiz Lima, além de atender às demandas em Brasília, inclui a fiscalização do projeto para que tudo saia conforme o planejado. O projeto envolve muitos alunos que precisam receber o melhor atendimento. Além disso, o "Brasil de Talentos" possui uma ampla metodologia de aulas, cronograma de atividades e eventos. Tudo precisa ser monitorado de perto", afirmou Welbert.
INFRAESTRUTURA COMPLETA
A infraestrutura do projeto é completa, garantindo o bom funcionamento das escolinhas. Todos os materiais necessários para a prática do futebol são fornecidos em cada núcleo. Isso assegura que os profissionais tenham os equipamentos adequados para trabalhar e que os jovens disponham de materiais apropriados para a prática esportiva.
INCLUSÃO INTEGRAL
O projeto promove uma verdadeira inclusão: o Brasil de Talentos aceita alunos com autismo, síndrome de Down e outras condições, como deficiência mental. Acredita-se na possibilidade de realizar um trabalho individualizado e de extrema inclusão. Uma das principais prerrogativas é integrar os atletas com condições especiais ao grupo, para que se sintam completamente participantes. Isso é inclusão!
JOVENS APRESENTAM GANHOS PARA A SAÚDE
A prática esportiva proporciona inúmeros benefícios para a saúde de jovens entre 6 e 17 anos. Participar do Brasil de Talentos pode ajudar na melhoria da condição física, controle da pressão arterial e frequência cardíaca, além de contribuir para o emagrecimento. Esses benefícios são frequentemente observados em jovens que participaram de projetos similares, também financiados com verba do Deputado Federal Luiz Lima.
MUITO ALÉM DAS 4 LINHAS
O desenvolvimento social e acadêmico também é uma prioridade do projeto. O esporte, além de ser fundamental para aqueles que desejam se tornar jogadores de futebol, proporciona incríveis desenvolvimentos sociais. O convívio com as famílias melhora, as pessoas se tornam mais colaborativas, amigas e parceiras. Além disso, os professores das escolinhas incentivam os atletas a terem ótimos rendimentos escolares, sempre estimulando que o estudo seja uma prioridade.
Inscrições neste link: https://forms.gle/EpWPj8W1vbmD4HC46