A Defensoria Pública do Estado do Rio publicou
um alerta para novo golpe, o das falsas contas de luz. No Instagram,
o órgão avisou que "apesar de ter a identidade visual da companhia
fornecedora, existem contas falsas sendo entregues nos endereços dos
consumidores".
Este golpe visa, principalmente, atingir idosos, uma vez
que em outras faixas etárias é mais provável o acesso das faturas online ou a
autorização de débito automático. Os criminosos imprimem, em material igual ao
enviado pela companhia, a conta falsa. E as diferenças entre faturas falsas e
verdadeiras são quase imperceptíveis. Por isso, em geral, a vítima só se dá
conta do golpe quando percebe que sua fatura continua em débito, ou seja, a
verdadeira não foi paga.
A Defensoria possui atendimento especializado na defesa
do consumidor, que pode auxiliar em casos desse tipo de golpe: o telefone 129 e
o aplicativo Defensoria RJ. Para evitar a cilada, no entanto, o consumidor deve
sempre, antes de concluir o pagamento, verificar se os dados do destinatário
exibidos estão corretos. A dica é comprar com recibos de faturas corretas já
paga, conferindo o nome da empresa e o CNPJ.
A concessionária Enel Distribuição
Rio afirmou não ter conhecimento sobre esse golpe. Entretanto, a distribuidora
chamou a atenção para o nome do beneficiário que deve aparecer no processo de
pagamento: se via Pix, é "Enel Distribuição Rio de Janeiro"; se por
boleto bancário, é "Ampla Energia e Serviços S.A". Os boletos também
são identificados com o CNPJ 33.050.071/0001-58, mas em caso de dúvida, a
concessionária orienta a entrar em contato com um dos seus canais de
atendimento para verificação e confirmação da veracidade da fatura.
As contas enviadas pela Enel são emitidas pela própria empresa, Banco do Brasil, Itaú ou Bradesco, e as opções de pagamento disponíveis são: Pix, débito automático, Internet Banking, caixas eletrônicos ou postos de pagamento. O nome do titular da conta e seus dados pessoais devem constar no documento. Saiba mais aqui. Fonte: Extra