Em celebração realizada nesta quarta-feira, 01, Dia de São José Operário, a Capela da Comunidade do Alto da Boa Vista em Italva foi dedicada. O Bispo de Campos dos Goytacazes, Dom Roberto Francisco Ferrería Paz, presidiu.
A capela, que foi construída graças aos esforços e contribuições da comunidade católica de Italva e dos Padres Maxliano Barreto (Pároco) e Francisco de Assis (Vigário), já vinha funcionando, mas ainda precisava ser dedicada.
Quando a construção de uma igreja chega ao fim, a celebração que marca a vida dela tem o nome de “dedicação”, que pode ser traduzida como consagração, sagração ou inauguração.
O termo mais usado é “dedicação” quando toda a igreja é dedicada por excelência à Santíssima Trindade, a Nosso Senhor Jesus Cristo e seus títulos; ao Espírito Santo, a Santíssima Virgem, aos Santos Anjos, aos santos inscritos no Martirológio Romano. Na dedicação da igreja, o rito é belíssimo e muito rico de significados.
Normalmente, é o bispo da diocese quem dedica a nova igreja. Ali acontece a aspersão da água benta, as unções do altar e das paredes no edifício, a incensação, a deposição das relíquias no altar, a iluminação e, é claro, o rito da Palavra e da Eucaristia. Fotos: A Voz da Imaculada