Por conta do grande volume de chuva que caiu em toda a região nesta sexta e sábado, o nível do Rio Muriaé subiu bastante. Em Italva ainda está dentro da calha, mas bem cheio. Às 18h estava em 3,86m, faltando 34cm para o transbordo.Apresentou leve queda desde às 14h.
Em Itaperuna, segundo informou a prefeitura local, o rio passou da cota de inundação às 16h15 deste sábado e às 18h30 continuava subindo. Italva está em estado de alerta (bandeira vermelha) e a Defesa Civil monitorando a evolução do rio e ainda as encostas por todo o município. Moradores das áreas ribeirinhas devem permanecer vigilantes e prontos para agir conforme as instruções das autoridades.
MUITA ÁGUA TAMBÉM NA ÁREA RURAL!
Vários locais de Italva, em especial na zona rural, apresentaram inundações e danos após a chuva. As localidades de Vila Rica, Sambra, Guarneri, Duas Barras, Santa Helena e Cachoeiro do Caboclo foram as mais atingidas.
A estrada de Guarneri a Cantagalo ficou bem prejudicada. O Valão do Marimbondo encheu bastante e as cachoerinhas entre Pão de Ló e Marimbondo apresentaram um volume raro, conforme imagens abaixo. A água quase passou por cima da ponte que liga Pão de Ló a Biboca.
Desde a manhã deste sábado o Prefeito Léo Pelanca, juntamente com sua equipe da Defesa Civil, esteve nessas regiões para dar o suporte necessário aos atingidos e identificar os serviços necessários para amenizar os danos.