A tendência de circulação horária de ventos em níveis médios da atmosfera, entre São Paulo e Minas Gerais, combinada com o ar quente e úmido que predomina sobre o Sudeste, aumenta as condições para chuva sobre a região. O tempo permanece instável e há condições para pancadas de chuva, principalmente no período da tarde e da noite. Tem risco de chuva moderada a forte em áreas de todos os estados.
O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu um novo alerta de risco para chuvas intensas válido para cidades da região. O órgão prevê chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, e ventos intensos (40-60 km/h). É baixo o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
O alerta é válido até esta quinta (28) e abrange Aperibé, Bom Jardim, Bom Jesus do Itabapoana, Cambuci, Campos dos Goytacazes, Cantagalo, Cardoso Moreira, Cordeiro, Duas Barras, Italva, Itaocara, Itaperuna, Laje do Muriaé, Macuco, Miracema, Natividade, Nova Friburgo, Porciúncula, Santa Maria Madalena, Santo Antônio de Pádua, São Fidélis, São Francisco de Itabapoana, São José de Ubá, São Sebastião do Alto, Trajano de Moraes e Varre-Sai.