Nesta segunda-feira (05/02), os alunos da rede estadual de ensino do Estado do RJ estarão de volta. A Secretaria de Educação do Estado prepara várias ações de acolhimento para receber veteranos e novatos, estimulando o interesse para mais uma jornada de estudos que tem previsão de término dia 20/12.
Em Italva são duas unidades do Estado; o Ciep 141 Vereador Said Tanus José (E-tec) e o Colégio Estadual João Guimarães. Escolas particulares também retornam nesta segunda-feira.
Este ano, a rede estadual de ensino trará diversas novidades. Uma das principais é a contratação de 4 mil novos professores. Também se destaca o aumento da oferta de vagas em escolas de tempo integral: são mais de 80 mil vagas em 400 unidades, onde os alunos podem aprender em escolas interculturais, apoiadas por 17 países; Escolas de Novas Tecnologias e Oportunidades (E-Tecs); unidades cívico-militares, apoiadas pela Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar; além de escolas com Itinerários de Formação Técnica e Profissional.
A rede estadual de ensino possui 26 unidades E>Tec
(tecnologia e sustentabilidade); 30 escolas vocacionadas (em línguas, esportes
e música); 27 interculturais; 16 escolas cívico-militares; duas escolas
indígenas e 96 unidades de Ensino Normal (Formação de Professores).
Ao todo, a Secretaria de Estado de Educação está investindo R$ 618 milhões em obras de manutenção, infraestrutura e aquisição de mobiliário. Oito unidades serão entregues em 2024 nos municípios de Niterói, Rio das Ostras, Petrópolis, Itaboraí e Rio de Janeiro. Entre as melhorias, estão ainda a compra de aparelhos de ar-condicionado e a instalação de centros de convivência.