O Estado do Rio de Janeiro segue com tendência de alta nos casos de dengue, com mais de mil casos por semana, segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES-RJ). O número está acima do limite máximo esperado para essa época do ano. Só na primeira semana de 2024 foram 1.014 casos. Na última semana do ano passado, foram 1.791 notificações. Mas como o sistema ainda está sendo atualizado, o número desse ano pode ser ainda maior.
O site da SES-RJ traz o balanço de casos nos dois últimos anos:
202351.171 casos
25 mortes
2022
11.432 casos
16 mortes
A superintendente de Informação Estratégica em Vigilância e Saúde da SES diz que é preciso intensificar os esforços para a eliminação dos focos do mosquito. "Nesse momento, desde novembro, a gente observa um número de casos muito além daquilo que é esperado. A Secretaria Estadual de Saúde acionou a sala de situação no final de dezembro. Essa sala de situação se reúne com técnicos, tanto dos municípios como da Secretaria Estadual de Saúde, para realizar e acompanhar mais de perto as ações semana a semana”, diz Luciane Velasque.
“Então, por exemplo, tem um conjunto de visitas sendo realizada por uma equipe da Secretaria Estadual de Saúde nos municípios para controle de vetores, controle ambiental, que é o que a gente precisa fazer agora pra evitar que esses números continuem crescendo".
A dengue é uma doença que se prolifera com mais intensidade nos meses mais quentes do ano. Algumas medidas que podem ser tomadas:
Tampar reservatórios;
Limpar calhas e pratos de vasos de plantas;
Manter garrafas, latas e recipientes virados para baixo;
Não acumular água parada.
Delícias geladas na Queijaria Copafi Italva. Diversos sabores de potes de sorvetes da Sol & Neve. Com esse calor todo que está fazendo, somente um sorvetinho pra refrescar! ☀️🍦