Começou nesta segunda-feira (27) a primeira fase da
matrícula na rede estadual de ensino do Rio de Janeiro para novos alunos e para
aqueles que desejam mudar de escola ou os que perderam o prazo de renovação.
São mais de 80 mil vagas em mais de 400 unidades de ensino integral, com oportunidades nas escolas interculturais apoiadas por 18 países, nas Escolas de Novas Tecnologias e Oportunidades (E-Tecs), nas unidades cívico-militares, além de escolas com Itinerários de Formação Técnica e Profissional. A pré-matrícula é totalmente on-line e está aberta no site Matrícula Fácil. O prazo das inscrições vai até o dia 14 de dezembro.
Ex-aluno da rede estadual, o governador Cláudio Castro lembrou sua passagem pelo ensino público e apoia o ensino integral como oportunidade de mais aprendizado. “Eu fui aluno da rede estadual e hoje sou governador do estado. Prova de que o ensino público de qualidade transforma vidas. Por isso o meu conselho é para que as famílias fluminenses matriculem seus filhos nas escolas estaduais de tempo integral. Que abracem essa oportunidade, inclusive de estudar nas escolas interculturais como a Brasil-Alemanha que está sendo aberta este ano em Petrópolis”, declarou o governador.
Para a secretária de Estado de Educação, Roberta Barreto, a educação integral oferecida por essas unidades possui os mais altos indicadores de qualidade. “Estas escolas têm os menores índices de evasão e os melhores desempenhos no Ideb. Muitos dos nossos jovens chegam às universidades, conseguem bolsas de estudo no exterior e saem bem mais preparados para o mercado de trabalho, muitos até com ofertas de emprego”, afirma a secretária.
Os estudantes serão alocados obedecendo aos seguintes critérios do Estatuto da Criança e do Adolescente, na seguinte ordem: