Durante a madrugada desta terça-feira (17/10), o Cemitério São Paulo de Cimento Paraíso, distrito de Italva, foi alvo de atos criminosos. O servidor público responsável pelo local chamou a polícia após encontrar cerca de 20 túmulos com sinais de vandalismo e acessórios furtados. Foram levados crucifixos, argolas das tampas, molduras de fotos e plaquetas de identificação, materiais comumente feitos de metal como bronze e alumínio.
Moradores estão indignados e chateados com a ação criminosa que, segundo os próprios, nunca havia ocorrido na localidade. “Não estão respeitando nem mesmo os falecidos. Invadem igrejas e agora os cemitérios. Onde vamos parar?”, disse indignado um morador de Italva que possui familiares sepultados no local.
Investigadores da 148ª DP foram ao local para uma perícia. No cemitério encontraram um pé-de-cabra, que pode ter sido utilizado pelos criminosos no furto. Felizmente não houve violação de cadáveres. A ação pode ser inédita em Cimento Paraíso, mas não em Italva. Em março de 2022 houve furtos no Cemitério da Saudade, relembre aqui.