A Escola Municipal Severino Pereira da Silva em Cimento Paraíso, distrito de Italva, está desenvolvendo o Projeto Horta Escolar. Tanto alunos quanto os servidores da instituição podem participar cultivando e cuidando da horta. O projeto tem como principal objetivo aumentar o contato dos estudantes com os produtos naturais e orgânicos, bem como utilizá-los na merenda. Já foram semeados couve, alface, cebolinha, chuchu, beterraba, cenoura, pepino, alho poró, cebola, tomate, jiló e aipim.
Segundo a nutricionista da escola Talita Rother da Costa Serpa, através da horta escolar também existe o benefício de ser mais um recurso de aprendizagem no desenvolvimento de ações pedagógicas, através da observação e pesquisa, possibilitando dessa forma uma maior multiplicidade nas formas de ensinar e aprender.
O projeto foi desenvolvido não só pela nutricionista da unidade, mas também pelos Diretores Carlos José e Elizabeth Alferin, por professores, funcionários e até pelos próprios alunos com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e da Prefeitura de Italva.
"A construção coletiva das hortas escolares, além
dos benefícios da prática da agricultura urbana, ao propiciar o envolvimento
das crianças na preparação do terreno, no plantio, nos cuidados com a planta,
na colheita e na participação na preparação das refeições, faz da horta um
instrumento pedagógico que possibilitaria o aumento do consumo de frutas e
hortaliças, o resgate dos hábitos regionais e locais", pontuou a escola. Comunicação/PMI