Na semana em que se destaca a Conscientização sobre o Autismo, a Prefeitura de Italva, através das Secretarias de Educação e Saúde, promoveu o primeiro evento para refletir sobre o Autismo.
O evento contou com a participação de alunos da rede municipal, mães e profissionais da educação e para tornar esse momento mais especial, também teve a presença e a vivência da fisioterapeuta e mãe atípica Bianca Oliveira. Foi um momento de partilha, onde todos os presentes puderam entender melhor que as pessoas com autismo possuem individualidades e suas características devem ser respeitados em todos os ambientes.
O Dia da Conscientização sobre o autismo foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) no ano de 2007. O objetivo é levar conhecimento e informação às pessoas sobre inclusão e respeito à pessoa com autismo a fim de diminuir a discriminação e o preconceito.
Para os organizadores, o momento foi muito importante para compartilhar, trocar, aprender e levar informações à sociedade, para que se possa dialogar, dividir, construir e disseminar conhecimentos sobre o autismo. "Nesse contexto, o diálogo é um dos pontos cruciais para construirmos uma sociedade inclusiva que respeite e valorize as diferenças. O objetivo da ação é fazer refletir sobre o que podemos melhorar enquanto sociedade, construir novos formatos de escolas e um mundo, de fato, para todos e todas, com mais empatia, sensibilidade, respeito e amor."
Outras ações para conscientização sobre esse assunto
serão feitas ao longo do mês. Decom/PMI