JAIR BITTENCOURT LANÇA CANDIDATURA PARA PRESIDÊNCIA DA ALERJ

Depois de uma conversa com o governador Cláudio Castro (PL), o secretário estadual de Agricultura, Jair Bittencourt (PL), decidiu lançar sua candidatura a presidente da Assembleia Legislativa do Rio. Ele vai disputar contra Rodrigo Bacellar, também do PL e preferido de Castro.

A disputa vai incendiar o velho Palácio Tiradentes, onde a eleição será realizada na próxima quinta-feira (02). Nesta quarta-feira, os 70 deputados eleitos serão empossados. No dia seguinte, ocorrerá a eleição para a mesa diretora. Dos 70 deputados eleitos, 45 pertencem aos 14 partidos que compuseram a coligação de Castro. Já na esquerda, PT, PSOL, PDT, PSB e PCdoB têm, juntos, 17 deputados. 

A candidatura de Jair Bittencourt é mais aceita entre as legendas de centro e centro-esquerda, que tentam também nos bastidores conquistar mais votos e construir uma chapa com 13 nomes para a mesa diretora. Apesar de ser do PL, Bittencourt agrada mais os partidos de oposição ao governo por ser um parlamentar que teria um perfil próximo ao do atual presidente André Ceciliano ao mesmo tempo que é considerado por aliados um deputado de mais diálogo. Nos últimos dois anos, Jair ocupou a 1ª vice presidência da Casa. 

Nas contas dos apoiadores de Rodrigo Bacellar, o deputado continua sendo o favorito para a disputa. Durante as negociações foi criado um bloco parlamentar de 13 deputados integrantes de partidos que elegeram poucos representantes. Juntos, o grupo teria a segunda maior bancada da Alerj, o que influenciaria a divisão das cadeiras das comissões.

Já os parlamentares ligados a Bittencourt afirmam já ter apoio de mais da metade da bancada governista. E, com os votos da oposição, a futura chapa alternativa já teria números suficientes para a vitória. Fonte: O Extra

Postagem Anterior Próxima Postagem