CLÁUDIO CASTRO TOMA POSSE EM SESSÃO SOLENE NA ALERJ E DIZ QUE ESTADO DO RIO ESTÁ MELHOR

O governador Cláudio Castro (PL) tomou posse na manhã deste domingo (1º) para seu segundo mandato à frente do Palácio Guanabara. O advogado de formação e cantor gospel católico passa a ser 64º mandatário dos fluminenses, até 31 de dezembro de 2026. O governador do Rio lembrou as dificuldades quando assumiu o mandato, após o impeachment de Wilson Witzel, de quem era vice na chapa. Segundo ele, o Rio atual é “bem melhor que o de dois anos atrás”.

Cláudio Castro afirmou que, mesmo com o Regime de Recuperação Fiscal, recompôs salários dos servidores após anos sem reajustes: “Com muito esforço, garantimos a recomposição salarial dos servidores. Este é o segundo ano consecutivo que promovemos a recomposição. Nos dois últimos anos, nossas contas foram aprovadas pelo TCE, por unanimidade, o que não acontecia havia sete anos. Hoje, o estado apresenta previsão de incremento de quase 20% na receita bruta”, afirmou.

O governador chamou a concessão da Cedae de “maior da história” do Brasil e apresentou resultados de lucro em seu discurso, ressaltando benefício para 47 municípios e 13 milhões de pessoas: “Após a concessão dos serviços, a Cedae encerra o ano com R$ 394 milhões de lucro”, pontuou. Castro afirmou que a compra de câmeras para a Polícia Militar vai trazer mais segurança para a população e os policiais.

No entanto, o governo recorreu após o ministro Fachin, do STF, determinar cinco dias de prazo para apresentação de um cronograma para a instalação dos dispositivos de áudio e vídeo em fardas e viaturas de batalhões especiais de polícia (Bope e Core) e nos batalhões das áreas com os maiores índices de mortes com envolvimento de agentes de segurança. “Só na Polícia Militar já são cerca de 9 mil em operação em todos os batalhões de área. Assim, damos mais transparência e segurança jurídica às ações de patrulhamento e abordagem, protegendo os policiais e a sociedade”

No discurso, Castro afirmou ainda que irá inaugurar obras do Teleférico do Alemão, do Museu da Imagem e do Som, entre outros empreendimentos. “Vamos entregar a Escola Dom Eugênio Sales, na Cidade de Deus, a Ponte da Integração em Campos, esquecida há mais de 40 anos, o Rio Imagem da Baixada e o Hospital do Câncer de Nova Friburgo”, prometeu.

Secretariado
Na última sexta-feira (30), Castro anunciou seu secretariado. Serão 32 pastas, duas a menos que as atuais e a criação da Secretaria Especial de Mulheres. Castro manterá 13 dos atuais secretários, como os da área econômica e da segurança pública. Fonte: J3 News

Postagem Anterior Próxima Postagem