O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), anunciou nesta quinta-feira (29/12) que a deputada federal reeleita Daniela do Waguinho (União Brasil) será a futura Ministra do Turismo. Com 213.706 votos em outubro, Daniela do Waguinho foi a candidata à Câmara dos Deputados mais votada do Rio de Janeiro. Superou nomes conhecidos da política fluminense como o ex-prefeito do Rio Marcelo Crivella e a ex-governadora fluminense Benedita da Silva.
O Ministério do Turismo é o responsável pelo desenho e execução de políticas públicos no setor de turismo. Em geral, o objetivo é ampliar a produtividade e a competitividade do setor turístico, assim como para promover e dar acesso às diferentes formas de manifestação cultural no país.
NASCIDA EM ITALVA
Daniela do Waguinho estreou na política em 2018, ao ser eleita deputada federal pelo Rio de Janeiro. Na época, foi a candidata mais votada do MDB no estado. Antes disso, Daniela, que é casada há 23 anos com Waguinho, tinha trabalhado na Secretaria Municipal de Educação do Rio, em 2003, por conta de sua formação como pedagoga.
Ela passou também pela Secretaria de Assistência Social e
Cidadania do Rio e atuou na Secretaria Municipal de
Assistência Social e Cidadania de Belford Roxo em 2017, quando começou a
desenhar seu futuro político. Ela é nascida em Italva e foi a 1ª colocada nas eleições de 2018 em sua terra natal e a 2ª mais votada no município nas eleições deste ano. Esta será a 1ª vez na história que uma italvense assumirá um ministério. Após seu nascimento, Daniela morou em Cardoso Moreira até seus 14 anos, onde possui familiares.
"Sinto-me honrada em ser anunciada como Ministra do Turismo pelo presidente Lula. Hoje é um dia muito especial. Aceito essa missão com muito entusiasmo. Não faltará empenho, dedicação e garra. A pasta do turismo é essencial para o nosso país e para a economia. Temos um grande desafio pela frente: fomentar cada vez mais o turismo brasileiro.
Agradeço ao presidente Lula pela confiança, à primeira-dama, Janja, ao meu esposo e líder, Waguinho, a minha família, aos meus amigos, a minha equipe e a Deus. Este é, sem dúvidas, o maior desafio que terei em minha trajetória política. Reafirmo o meu compromisso em seguir realizando uma política de resultados, que possa transformar a vida das pessoas e fazer o Brasil avançar!", declarou a futura Ministra em suas redes sociais logo após o anúncio oficial.
Waguinho, que também é presidente do União Brasil no Rio, chegou a cogitar a indicação de Daniela como candidata a vice na chapa de reeleição do governador Cláudio Castro (PL). Na campanha à Câmara, Daniela usou como principais plataformas a defesa da mulher, da criança – com ênfase nos autistas – e do idoso.