A Enel Distribuição Rio tomou conhecimento de um golpe envolvendo fraude para pagamento das faturas de energia. O golpe envolve a criação de sites e perfis falsos que se passam pela Enel com o objetivo de enganar os clientes, coletar dados pessoais e emitir documentos de pagamento falsos, inclusive via PIX.
A fraude pode aparecer ainda no topo do
ranking dos buscadores (Google, Bing, Yahoo e outros) quando o consumidor
pesquisa algum serviço, como por exemplo, a emissão de segunda via de faturas,
induzindo maliciosamente o consumidor a entrar em um ambiente falso, onde há a
opção de pagamento da conta de energia por meio de PIX, modalidade que não é
aceita pela Enel Rio.
1. O site oficial da Enel é o https://www.enel.com.br. Note que, no endereço seguro e verificado da Agência Virtual é possível, dentro da área restrita após o login e senha, emitir a segunda via de conta e solicitar outros serviços. Nele, há indicação de site seguro em que aparece o protocolo HTTPS no início da URL, com um cadeado de proteção. Sites falsos não trazem este cadeado e geralmente apresentam caracteres suspeitos como o “@” (arroba) e isto deve ser observado pelos clientes.
2. Além do site www.enel.com.br, a companhia
também disponibiliza a seus clientes seu aplicativo oficial Enel, que pode ser
baixado na Google Play ou na Apple Store; o WhatsApp Elena (somente no número
(21) 99601-9608) e a Central de Relacionamento (0800 28 00 120).
4. Nas redes sociais, há
diversas formas de identificar perfis falsos. Procure observar a data de
criação do perfil, conferindo a data da primeira publicação feita. Se o perfil
for recém-criado, há fortes indícios de que seja falso. O número de publicações
também é outro ponto a ser observado. Veja, também, o número de seguidores e a
quantidade de interações (número de curtidas e comentários) que, quando baixos,
indicam se tratar de perfis falsos. Isso também vale para a baixa qualidade de
fotos e imagens, bem como se a conta é verificada pela plataforma/rede social
com o símbolo
5. Fique atento a saudações e em toda a linguagem utilizada nos e-mails, sites suspeitos e SMS. Muitas comunicações falsas utilizam uma linguagem informal como “querido(a) cliente”, protocolo que não é adotado pela Enel. Em casos assim, seja cuidadoso e não clique em nenhum link ou botão. Atenção: a Enel nunca aborda clientes solicitando códigos enviados para o seu celular ou senhas de acesso.
6. Os boletos originais devem estar identificados como Enel, Banco do Brasil ou Itaú, e as opções de pagamento disponíveis são: débito automático, Internet Banking, caixas eletrônicos ou postos de pagamento. O nome do titular da conta e seus dados pessoais devem constar no documento. Em nosso site https://www.enel.com.br/pt/boleto.html, você pode verificar todos os detalhes da conta que chega até a sua casa e dos boletos que são emitidos.
7. Caso receba algum boleto diferente, não pague e entre em contato com a Enel para verificação e confirmação.
8. Fique sempre alerta para links falsos de cobrança recebidos pelas redes sociais. Ascom