As agências bancárias ficarão fechadas nesta quinta-feira (16), dia de Corpus Christi, mas voltam ao atendimento normal na sexta-feira (17). Segundo a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), as agências serão fechadas na quinta inclusive nos municípios em que a data tenha sido antecipada, como é o caso da cidade de São Paulo. No ano passado, a capital paulista antecipou cinco feriados, como estratégia para frear a escalada da Covid-19. Corpus Christi não é feriado nacional e sim ponto facultativo na maior parte do país. Há cidades que consideram a data um feriado municipal.
De acordo com a Febraban, a decisão sobre o atendimento
bancário respeita uma resolução do CMN (Conselho Monetário Nacional), que não
considera dias úteis para fins de operações bancárias sábados, domingos e
feriados de âmbito nacional, bem como a segunda-feira e a terça-feira de
Carnaval e o dia dedicado a Corpus Christi. No dia 17 de junho, o atendimento ao
público nas agências volta a ocorrer normalmente.
Ainda segundo a federação, as áreas de autoatendimento (caixas eletrônicos) ficarão disponíveis todos os dias para os clientes, assim como os canais digitais e remotos (internet e mobile banking). Os atendimentos pelo celular, pelo computador e telefônico (call centers) estão disponíveis e oferecem praticamente a totalidade das transações financeiras do sistema bancário, informa.
CONTAS ADIADAS POR CAUSA DO FUNCIONAMENTO DOS BANCOS
Contas de consumo (água, energia, telefone) e carnês com vencimento em 16 de junho poderão ser pagos, sem acréscimo, no dia subsequente, portanto, na sexta-feira (17).
"Normalmente, os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais, mas caso isso não tenha ocorrido no documento de arrecadação, a sugestão é antecipar o pagamento ou, no caso dos títulos que têm código de barras, agendar o pagamento nos caixas eletrônicos, internet banking e pelo atendimento telefônico dos bancos", afirma o diretor-adjunto de serviços da Febraban, Walter Tadeu de Faria.
O pagamento do Auxílio Brasil não será prejudicado, pois
o calendário é programado apenas para dias úteis. O calendário de pagamento de
junho terá início na sexta-feira, um dia após Corpus Christi e segue até o dia
30, conforme o dígito final do NIS (Número de Identificação Social) do
beneficiário. Neste mês também será pago o Auxílio Gás às famílias que têm
direito ao benefício bimestral.