Com o novo avanço dos casos de Covid-19, os leitos de UTI voltaram a ficar completamente ocupados em alguns municípios da região. É o caso de Miracema, que atingiu 100% de ocupação dos leitos de UTI para o tratamento do coronavírus. De acordo com o último boletim divulgado nessa quarta-feira (26), o município soma 5.101 casos confirmados de Covid-19, 133 mortes confirmadas e cinco em investigação. Além de Miracema, outras cidades estão com a taxa de ocupação elevadas.
No Noroeste Fluminense são 76 leitos de UTI voltados para o tratamento da Covid-19 que estão distribuídos em apenas três municípios. Bom Jesus do Itabapoana é a cidade que possui maior número, com 60 leitos. Desse total, somente cinco estão desocupados, o que representa 92% da taxa de ocupação. Em Miracema são apenas seis leitos de UTI e todos estão ocupados. Já em Itaperuna, dos 10 leitos de UTI abertos, sete estão ocupados.
Em relação aos leitos de enfermaria para Covid, o Noroeste soma 113 acomodações. O alerta de ocupação deste tipo de leito está voltado, neste momento, para Santo António de Pádua que até essa quarta tinha apenas uma vaga disponível na enfermaria.
A equipe de reportagem
entrou em contato com a Secretaria de Estado de Saúde, para saber sobre a
possibilidade de abertura de novos leitos para Covid, e aguarda posicionamento.
Fonte: Folha 1