Todos os municípios do Rio de Janeiro apresentam risco baixo para a Covid-19, de acordo com o Mapa de Risco do Governo do Estado divulgado na manhã desta sexta-feira (15). Essa é a primeira vez que todas as regiões do estado se encontram nesse patamar. Trata-se do melhor panorama epidemiológico desde o lançamento do mapa, em julho de 2020. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, o Rio de Janeiro registrou uma queda de 40% nas internações e de 35% no número de óbitos. 👇
A taxa de ocupação de leitos de UTI destinados aos pacientes com Covid também caiu: de 45% para 41%. Uma redução também foi registrada nos leitos de enfermaria, com queda de 23% para 21%. "Pela primeira vez nas últimas semanas, a Região Noroeste entra para o baixo risco, ficando todo o Estado do Rio de Janeiro em amarelo, inclusive a Região Noroeste. Isso mostra a consolidação da queda de todos os indicadores de Covid em todo o estado, muito em função do avanço da vacinação, das coberturas vacinais", afirmou o secretário de Saúde, Alexandre Chieppe.
Chieppe destacou que a tendência é que a redução se consolide ainda mais. "A tendência é a gente consolidar ainda mais essa queda, com a diminuição do número de internações, de casos graves e, consequentemente, óbitos por Covid no Rio de Janeiro", disse o secretário.
Na última edição do mapa, divulgada no dia 8 de outubro,
apenas as regiões Norte e Noroeste do Rio de Janeiro apresentavam risco
moderado, cor laranja, para a Covid-19.