De acordo com a secretaria estadual de Educação do Rio de
Janeiro (Seeduc RJ) mais de 95% dos funcionários dos colégios receberam a
primeira aplicação da vacina e mais de 85% a segunda ou a dose única. Os,
aproximadamente, 730 mil estudantes da rede, jovens de 12 a 17 anos, também já
iniciaram o processo de imunização. 👇
O uso da máscara continua obrigatório. Todas as unidades também deverão seguir as regras sanitárias municipais e estaduais. O governador Cláudio Castro afirmou que o retorno presencial às aulas é “um importante marco da superação da pandemia”.
“O retorno dos estudantes às salas de aula é motivo de comemoração para a comunidade escolar, que poderá voltar a cumprir um planejamento integral e consistente de ensino. Este momento representa um importante marco na superação da pandemia, graças ao alcance de mais de 85% dos profissionais da rede estadual completamente imunizados”, comemorou.
As escolas estaduais tinham autorização para as atividades presenciais desde agosto, mas com a capacidade reduzida. O ensino híbrido (presencial e remoto) predominava. O objetivo agora é, também, reverter o avanço da evasão escolar. Apesar da Seeduc afirmar que não é possível ainda definir o percentual desse ano, o número de estudantes infrequentes (que frequentaram menos de 75% das aulas) já chama a atenção: são 80 mil.
Campanhas de busca ativa, articulações com grêmios
estudantis, reuniões virtuais com responsáveis são algumas das estratégias para
tentar mudar esse cenário.