Basta a previsão meteorológica sinalizar chuva, para diversos moradores do distrito de Guarnieri em Italva, informarem que começam a se preocupar com a possibilidade da falta de energia elétrica, como aconteceu na noite desta segunda-feira, 19. A localidade tem enfrentado recorrentes falhas no fornecimento do serviço esta última aconteceu por cerca de 7 horas.
Residências, estabelecimentos comerciais e vias públicas
ficaram sem luz aproximadamente das 19h de segunda até as 2h da madrugada desta
terça-feira, 20. Moradores de algumas das principais vias como Avenida Nelson
Cordeiro e Rua São Jorge, sofrem com transtornos recorrentes registrados pelas
constantes interrupções na energia elétrica. Crianças e idosos são geralmente
os mais atingidos com os transtornos causados pela escuridão. Outros problemas
enfrentados estão relacionados ao calor e mosquitos, que atrapalham a maioria
das pessoas em seu descanso noturno. (continua abaixo)
Nas redes sociais, a repercussão e indignação viraliza. Para tentar amenizar a noite sem dormir por conta da falta de luz, um morador, após um intenso dia de trabalho e que levanta às 7 horas para iniciar a nova jornada, desabafou dizendo que "Essa Enel é uma Piada! Se um cachorro mijar no poste acaba a luz", completou a postagem com emojis simbolizando os semblantes tristeza e outros de revolta.
No dia 31 de março Guarnieri ficou por quase 30 horas sem luz após um temporal que atingiu o município. Desde o início do ano, de acordo com alguns munícipes, diversos picos de energia ocorrem, principalmente durante chuvas fracas. A reportagem fez contato com a Enel, responsável pela distribuição do serviço, para buscar um posicionamento da empresa e questionou a reclamação dos moradores sobre alguma previsão de reparo em toda a rede elétrica do distrito. Confira na integra a resposta:
"A Enel
Distribuição Rio informa que enviou uma equipe ao local e constatou que um cabo
da rede foi partido por um galho de árvore que caiu devido às chuvas e rajadas de ventos que ocorreram na região. O fornecimento do ramal, que atende a área de
Italva, foi normalizado ainda durante a madrugada. A distribuidora esclarece
que a região tem grande incidência de ocorrências envolvendo queda de galhos na
rede, por ser uma área rural e bastante arborizada." Fonte: O Dia