O governo decidiu prorrogar até 31 de julho o atendimento
remoto aos segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), segundo
portaria publicada nesta quarta-feira (8) no Diário Oficial da União (DOU). Com
isso, a reabertura gradual das agências, que estava prevista para começar
a partir de 13 de julho, foi adiada para 3 de agosto.
Em nota, o INSS informou que o adiamento do retorno
gradual do atendimento presencial “foi definido pelos dirigentes da Secretaria
Especial de Previdência e Trabalho e do INSS após nova avaliação das
informações apresentadas pelo grupo de trabalho responsável pelo plano de ação
de reabertura indicar que um número reduzido de agências cumpriria todos os
requisitos estabelecidos até a data anteriormente prevista”.
O INSS suspendeu o atendimento presencial no final de
março como medida de enfrentamento da epidemia do coronavírus, e já havia
antecipado que esse prazo poderia ser prorrogado. “Essa decisão mostra que os gestores da Previdência
Social estão comprometidos com o objetivo de conciliar a segurança sanitária da
população e dos servidores com a garantia da proteção social dos segurados e
beneficiários”, acrescentou órgão.
Mesmo após a reabertura, o tempo de funcionamento das
agências será parcial, com seis horas contínuas, e o atendimento
presencial será restrito exclusivamente aos segurados e beneficiários com prévio agendamento
pelos canais remotos (Meu INSS e Central 135) e a serviços que não possam ser realizados por meio dos
canais de atendimento remotos, a exemplo da perícia médica, avaliação social,
reabilitação profissional, justificação administrativa e cumprimento de
exigências.
Exigência de recadastramento de aposentados segue
suspensa
Também nesta quarta-feira, o governo decidiu suspender,
até 30 de setembro, a exigência de recadastramento anual de aposentados e
pensionista, de acordo com instrução normativa do Ministério da Economia
publicada no DOU.
Central de atendimento
O INSS esclarece que os serviços que não estarão
disponíveis de forma presencial neste primeiro momento, continuam pelos canais
remotos, o Meu INSS (pelo site e aplicativo) e telefone 135. O INSS disponibiliza em seu site um guia para ajudar
aqueles que têm alguma dúvida de como acessar o Meu INSS. Para saber como gerar
sua senha, além de aprender a solicitar serviços e benefícios,
acesse https://www.inss.gov.br/servicos-do-inss/meu-inss/.