Outubro Rosa é uma campanha de conscientização que
tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a
importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e
mais recentemente sobre o câncer de colo do útero.
No Brasil, as campanhas de conscientização sobre o câncer
de mama acontecem desde 2002 e a partir de 2011 sobre o câncer de colo do útero
em diversos estados. A publicidade adotou o tom de rosa como motivador de
campanhas no período, e ações em mídias sociais também tendem a ser reforçadas
durante este mês.
No entanto, especialistas da área médica ressaltaram, em
levantamento apresentado no ISPOR em 2017, que ainda que a conscientização
seja muito importante, é necessário cuidado com as mensagens divulgadas neste
período. Uma análise das postagens realizadas em redes como Facebook e Twitter em
língua portuguesa mostrou que existe bastante desinformação nas campanhas de
conscientização, especialmente acerca do autoexame, que não é considerado
suficiente para a detecção precoce da doença.
Tocar o próprio corpo e reconhecer sinais de possíveis
mudanças é uma importante ferramenta de empoderamento da mulher frente à
própria saúde, mas não substitui a mamografia, por exemplo. Dados do Instituto
Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) apontam que apenas
2,5 milhões de mamografias foram realizadas em 2014, equivalente a uma taxa de
24,8%, bem menos do que os 70% recomendados pela Organização Mundial da
Saúde (OMS).
Dr° Wilson Rosa dos Santos e Drª. Vanessa Reis Santos, informam os seus clientes que estão atendendo no seguinte endereço: Rua João Mérida Padron, 10, Bairro Nova Cidade - Italva. Atendimento Agendado pelos telefones 22 2783.1208 e 9.9817.4694.