Secretário de Planejamento e Administração trouxe a novidade para o município |
A Prefeitura de Italva, por
meio da Secretaria Municipal de Planejamento e Administração, implantou
recentemente um novo sistema de abastecimento de sua frota de veículos com o
objetivo de conter gastos e evitar o desperdício, e a julgar pelos números, a
medida deu certo. Segundo o Secretário da pasta, Clóvis Mendes, responsável por
trazer a novidade para Italva, o objetivo vai muito além de economizar.
“Queremos também com esse novo sistema ampliar o leque de opções de
abastecimento, facilitar o trabalho de motoristas em viagens mais longas e
fazer com que a prefeitura tenha um controle maior de seus gastos”, disse.
O novo sistema é simples e já
é usado por centenas de municípios pelo Brasil. Trata-se de um cartão, como se
fosse de crédito. Cada veículo possui o seu e tem uma cota quinzenal de
combustível e desta forma o motorista responsável pode abastecer em qualquer
posto do país credenciado pela empresa. Tudo é registrado no sistema e a
Secretaria de Administração tem acesso imediato às informações como local do
abastecimento, quantidade de combustível, quilometragem do veículo e até mesmo
o motorista responsável. Tudo vai para um banco de dados que dá um diagnóstico
mais detalhado dos gastos.
O secretário comemora os
resultados do primeiro mês de implantação deste controle. Segundo os dados do
Controle Interno da Prefeitura, a redução foi de quase 40%. “O que nos deixa
ainda mais satisfeitos é saber que mesmo com essa redução significativa,
conseguimos manter a frota trabalhando normalmente, sem prejuízos aos serviços
prestados ao município”, declara.
Com esse novo sistema, a
prefeitura não tem nenhum gasto com a empresa responsável pelo cartão. No
contrato firmado, ela receberá um percentual dos postos credenciados, não
alterando em nada o valor pago pela prefeitura. Em algumas cidades que
implantaram o mesmo sistema, as administrações ainda pagam um pequeno
percentual, mas segundo Clóvis, a Prefeita Margareth sugeriu que Italva não
pagasse a taxa, visando primeiramente uma acomodação melhor do novo sistema.
“Muitos perguntam qual é a mágica que o nosso governo usa para manter os
compromissos em dia sem parar os serviços à população. Respondo que não é
mágica, é gestão e austeridade com o recurso público”, concluiu o secretário.
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