ÓRGÃO DIZ HAVER NECESSIDADE DE REPAROS MAS DESCARTOU RISCO DE DESABAMENTO
Após técnicos do DNIT estarem na cidade para uma inspeção na passarela da Ponte Edmundo Macedo Soares e Silva em Italva, a pedido do prefeito Leonardo Guimarães, o órgão concluiu relatório e o encaminhou ao engenheiro Guilherme Fraga de Freitas para que providências sejam tomadas.
O documento relata a falta de cantoneiras (chapas de aço em L). As mesmas não permitem que as placas pré-moldadas de concreto se desalinhem para a lateral, evitando o aumento do espaço da junta existente entre a ponte e o balanço. O relatório solicita ainda que sejam refeitas inúmeras soldas nas barras chatas conhecidas como "bacalhau" para apoio das placas (isso a prefeitura já vem fazendo e mostramos aqui). Também é observado a necessidade de um tratamento anti-corrosivo nas partes metálicas.
O relatório ainda observa que na parte superior do pavimento existem várias placas desalinhadas, com erosão no bordo junto à estrutura da ponte e o balanço. Sugere escarear o concreto para posterior colocação de sobre laje de 3 cm de espessura com juntas transversais. O DNIT conclui que existe real necessidade de intervenção devido ao alto risco de acidentes com pedestres, ciclistas, cadeirantes e demais transeuntes. Agora a população precisa esperar a burocracia administrativa para que a reforma seja feita.