Agência de Italva - Foto: Gilmar Sana |
Com a greve dos servidores da Empresa Brasileira de
Correios e Telégrafos (ECT), iniciada na quarta-feira (16/09), a população pode
sofrer atrasos no recebimento de contas ou de encomendas. Por isso, mesmo sem
registro de reclamações relacionadas ao assunto até o momento, a
Superintendência do Procon/Campos orienta o consumidor sobre os cuidados que
deve tomar para não ter que pagar multas ou encargos em caso de atraso no
pagamento de contas.
Mesmo com as agências funcionando parcialmente, com a greve
em outros locais do país, algumas correspondências sofrerão atrasos. De acordo com a superintendente do Procon, Rosangela
Tavares, é obrigação do consumidor buscar formas de honrar seus compromissos.
“Mesmo com os Correios em greve, não se exime o consumidor de pagar os seus
débitos até o dia do vencimento, caso seja disponibilizada outra forma de
pagamento”, destaca. Rosangela orienta o consumidor para que ele busque a
empresa em que tem conta a pagar e peça que seja fornecida outra forma de
pagamento. Em muitas empresas o consumidor tem o direito a uma segunda opção de
pagamento, como débito em conta provisória, boleto bancário enviado por fax ou
e-mail ou qualquer outro meio que não dependa dos serviços dos Correios.
Apenas no caso em que o consumidor tenha procurado a
empresa para obter outra opção de pagamento e não tenha logrado êxito, e ainda
ter sido cobrada multa, ele deve procurar o Procon, que tomará as providências
no sentido de que ele seja ressarcido do pagamento dessas cobranças. Fonte: Ururau