Nesta sexta-feira a Prefeita Margareth foi conferir os trabalhos de perto
As máquinas começaram a chegar
e os trabalhadores também. Não demorou muito e a tão anunciada obra de
recuperação do trecho urbano da BR 356 em Italva teve início na última
terça-feira (27/11). A obra avaliada em mais de 8 milhões de reais, é um sonho
de urbanização da população, já que a mesma rodovia foi toda recuperada há
alguns anos, mas o trecho dentro da cidade ficou como antes e constantemente
fica cheio de buracos, sem contar que possui péssimo escoamento das água pluviais.
Segundo a prefeita Margareth
Soares, suas poucas viagens à Brasília têm dado grandes frutos para o
município, já que diversas conquistas estão se concretizando e uma delas é essa
da rodovia que corta a cidade. “Essa obra é um sonho de todos os italvenses. O
asfalto está muito ruim e há essa necessidade de recuperação. Desde o início
estávamos lutando por ela e agora já é uma realidade”, disse.
A obra de melhoramento e
restauração chega à Italva graças a uma emenda parlamentar proposta pelo
Deputado Federal Júlio Lopes. Ela será toda financiada pelo Governo Federal por
meio do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte). Segundo o
deputado, ele colocou a emenda após um pedido da prefeita de Italva e que desde
então tem lutado para que a obra saísse. “Eu disse que essa obra sairia, eu
prometi, me comprometi e hoje posso afirmar que essa conquista é por mais
qualidade de vida da região noroeste do estado do Rio de Janeiro”, publicou o
deputado no Facebook.
O edital também inclui o
melhoramento do asfalto em São João da Barra e Itaperuna, mas a obra começou
por Italva após pedidos da prefeita e do deputado, visto o precário estado da
rodovia no município. “O Dnit sempre nos deu um suporte muito bom com a
operação tapa buracos, pintura de sinalização entre outros serviços, mas são
tarefas paliativas que não solucionam os problemas por muito tempo”, completou
a prefeita. E a prefeita tem razão. O trecho da rodovia em Italva está repleto
de falhas e buracos que são cobertos constantemente, mas em período chuvoso os
motoristas sofrem, pois costumam voltar maiores.
A obra começa com a drenagem
de águas pluviais e diversas manilhas já estão próximas ao terminal rodoviário
da cidade, local por onde os trabalhadores começaram. Segundo informações, essa
recuperação irá, além de colocar novo asfalto, fazer obra de drenagem,
acostamento, sinalização e uma ciclovia na ponte. Decom/PMItalva